Gonorréia - Informações


A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela Neisseria gonorrhoeae, uma bactéria que pode crescer e multiplicar facilmente em áreas quentes e úmidas do trato reprodutivo, incluindo o colo do útero (a abertura para o útero e das trompas de Falópio (canais de ovo) nas mulheres, e na uretra (canal da urina) em homens e mulheres). A bactéria também pode crescer na boca, garganta, olhos e ânus.

A gonorréia é uma doença infecciosa muito comum. O CDC estima que mais de 700.000 pessoas nos EUA obtêm novas infecções gonorréicas a cada ano. Menos da metade dessas infecções são relatadas ao CDC. No ano de 2009, 301,174 casos de gonorréia foram relatados ao CDC.

A gonorréia é transmitida através do contato com o pênis, vagina, boca ou ânus. Não é necessário ter uma ejaculação para transmitir ou contrair gonorréia. A gonorréia pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto.

Pessoas que tiveram gonorréia e receberam tratamento podem se infectar novamente se tiverem contato sexual com uma pessoa que tem a doença.

Embora seja provável que muitos homens com gonorréia não apresentem sintomas, alguns sinais ou sintomas aparecem entre 1 e 14 dias após a infecção. Sinais e sintomas incluem uma sensação de queimação ao urinar e um corrimento esbranquiçado no pênis, amarelada ou esverdeada. Às vezes homens com gonorréia obtêm testículos doloridos ou inchados.

A maioria das mulheres com gonorréia não apresentam sintomas e se acontecem, são leves. Mesmo quando apresentam sintomas, eles podem ser tão comuns que elas confundem os sintomas de uma infecção da bexiga ou infecção vaginal. Os primeiros sinais e sintomas nas mulheres incluem uma sensação dolorosa ou ardor ao urinar, aumento do corrimento vaginal e sangramento vaginal entre os alguns períodos. Mulheres com gonorréia correm o risco de complicações graves de infecção, independentemente da presença ou severidade dos sintomas.

Quando a gonorréia não é tratada pode causar problemas de saúde graves e permanentes em ambos homens e mulheres.

Nas mulheres, a gonorréia é uma causa comum de doença inflamatória pélvica (DIP). Anualmente, cerca de 750.000 mulheres nos Estados Unidos desenvolvem o DIP. Os sintomas podem ser muito leves ou muito graves e podem incluir dores abdominais e febre. PID pode levar a abscessos internos (pústulas com pus difícil de curar) e de longo prazo da dor pélvica crônica. A DIP pode causar danos nas trompas de falópio e causar infertilidade ou aumentar o risco de gravidez ectópica. A gravidez ectópica é uma condição potencialmente fatal em que o óvulo fertilizado se desenvolve fora do útero, geralmente em uma trompa de Falópio.

Nos homens, a gonorréia pode causar epididimite, uma condição dolorosa dos dutos dos testículos que, se não tratada pode causar infertilidade.

Gonorréia pode se espalhar para o sangue e articulações. Esta condição pode ser fatal. Além disso, pessoas com gonorréia podem mais facilmente adquirir HIV, o vírus causador da Aids. As pessoas infectadas com a gonorréia pode transmitir o HIV com mais facilidade do que pessoas que não têm gonorréia.

O caminho mais seguro para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis é prevenir-se de contato sexual de autos ricos ou ter um relacionamento estável e monogâmico com um parceiro que tem sido conhecido e que não esteja infectado.

Os preservativos de látex, quando usados consistentemente e corretamente, podem reduzir o risco de transmissão da gonorréia.

Qualquer sintoma como corrimento genital ou queimação ao urinar ou uma erupção incomum ferida deve ser uma razão para parar de ter relações sexuais e consultar imediatamente um médico. Uma pessoa que tenha sido diagnosticada e tratada com gonorréia deve informar a todos os seus parceiros sexuais recentes para que eles consultem um médico. Isso irá reduzir o risco de parceiros sexuais desenvolverem graves complicações da gonorréia e também diminuir o risco de recaída em uma pessoa. A pessoa com gonorréia e todos os parceiros sexuais devem evitar relações sexuais até que tenham completado seu tratamento da doença.


fonte: saudedicas.com.br

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar Dicas de Saúde

  ©Siga a Saúde - Dicas de Saúde, Bem Estar, Qualidade de Vida, Saúde da Família - Todos os direitos reservados.

Topo