Como Cuidar Das Crianças Com A Homeopatia?


Como um broto que cresce, a criança contém todo o potencial do adulto, a árvore. Esse movimento que a impulsiona para cima, para crescer é a Força( Energia) Vital. Seu desenvolvimento necessita ininterruptamente dessa força, como o broto necessita da Terra onde suas raizes buscam alimento contendo substâncias impregnadas de vitalidade.

O Ser que esta novo e vitalizado , como a criança, é delicado e sensível a qualquer alteração/movimento, e logo se abala reagindo prontamente aos estímulos. Seu equilibrio é buscado rapidamente, com uma pronta tentativa de recuperar sua Homeostase. Lógico que estamos considerando até determinado ponto, onde esses estímulos/agressões não ceifam sua integridade em demasia.
Como sabemos, a Homeopatia, com seus medicamentos vitalizados, dinamizados(tornados dinâmicos, energéticos) movimentam a Força vital do Ser, assim podemos então entender porque as crianças respondem tão bem a ela.

A Energia Vital de uma criança é forte, reativa e sensivel às mudanças provocadas pela medicação homeopática. A mudança é percebida rapidamente(ao contrário do que muitos pensam), alterando sintomas mentais/ emocionais e funcionais desse Ser que de alguma forma está pedindo socorro.

Continuando a utilizar-se da Analogia da planta jovem que cresce sugando energia do solo, e buscando ainda esclarecer mais, podemos imaginar onde o Ser humano esta ligado, plugado? De onde ele tira a energia necessária para continuar crescendo, de onde vem essa vitalidade/Força? Basicamente, vem da nossa respiração e da nossa alimentação.
Infelizmente, nosso ar é poluido, e nossa alimentação deteriorada devido aos conservantes, agrotóxicos, flavorizantes e outras substâncias químicas que são disfarçadas nas embalagens coloridas, bonitinhas, enfeitadinhas com personagens e ídolos queridos da garotada. Que lástima!

Como esses brotos, crianças, podem ter vitalidade e Energia Vital de boa qualidade? Como podem ser fortes e saudáveis, com esses alimentos sem vida, cheios de Unidades de Vitaminas, Sais minerais e nutrientes sintéticos como plástico fabricado e colorido, já prontos para serem absorvidos pelo organismo que necessitaria trabalhar e retira-los de cereais, frutas e verduras frescas que , com certeza lhe trariam mais vitalidade, mais vida/ força/energia?

É dificil. É complicado ter saúde hoje em dia, ter vitalidade e consequentemente, bom apetite para alimentos mais naturais , com sabor menos agressivo que os “enlatados”.

Uns dos sinais mais importantes na abordagem do quadro diagnóstico (Clínico e Medicamentoso, no caso da Homeopatia) da criança é seu apetite. O que essa criança gosta de comer? O que ela pede? Seu desejo é de que? O tipo de alimento que a atrai mostra, esclarece e encaminha para o diagnóstico, junto com outros sintomas, formando uma totalidade, um Ser que tem vontade(desejos), entendimento ( razão) e sentimento.

No momento queremos chamar a atenção ao apetite como fonte de diagnóstico e alerta para quem cuida dessa criança. Uma criança que não tem vontade de comer mostra uma disfunção, e que sua homeostase ( equilibrio) corre perigo. Sua vitalidade está sendo perdida, com certeza surgirão outros sintomas. Não estamos dizendo que é sempre o primeiro sintoma de alguma disfunção, mas para estarmos alertas a ele.

Outro sintoma importante na abordagem infantil é o sono. Como está dormindo essa criança? Não está dormindo? O que está acontecendo, O sono está agitado, acorda demais a noite, chorando, assustada, quer ser acariciada, quer alguém perto, luz acesa, tem medo do escuro? E uma infinidade de distúrbios do sono, também mostram que essa criança está sofrendo, e com certeza, seus pais que estão perdendo noites seguidas de sono.

O humor da criança é fator importantíssimo. É reflexo do que ela traz dentro de si; que sentimento está levando essa criança a agir dessa ou daquela maneira? Acordando mal humorada, fazendo birra, mordendo, batendo até nos pais, se escondendo, evitando coleguinhas? Sério demais e deve ser levado logo para observação minuciosa de seu médico.

Na homeopatia visamos muito o diagnóstico comportamental da criança. Valorizamos esses sintomas mais do que qualquer outro. Mostram o estado mental/emocional dessa criatura que está sofrendo e precisando crescer saudável. Algo esta modificando o curso saudável de sua Energia Vital. Ela, como a planta, está crescendo para o alto, está sendo puxada de cá para lá, desviando seu potencial, escoando sua força/energia, e , numa busca desordenada de satisfação de seus desejos mais intimos, sem compreensão do que esta acontecendo porque ainda não tem entendimento suficiente para tal. Então seu organismo começa a expressar isso como pode – o apetite acaba, o sono fica ruim e o humor intolerável.

É apenas a busca do equilibrio através do desequilibrio. É um pedido de socorro do pobre Ser que precisa recompor sua vitalidade.
Uma vida saudável, uma alimentação equilibrada, uma familia amorosa e compreensiva ajudam e, com certeza podem ajustar todo esse quadro, as vezes, sem necessidade de nenhum outro tipo de terapia, psicológica ou medicamentosa. Mas , se necessário, o medicamento homeopático acertado para essa criança, pode transformar esse caos em harmonia rapidamente. As vezes, da noite para o dia, segundo nossa observação e experiência com o uso da uma dose única do medicamento recomendado de acordo com os preceiros de Hahnemann.

Cada criança é uma criança. Mesmo normais, são diferentes uma das outras. Muitas vezes escutamos das mães, quando questionadas sobre o temperamento de seu filho: Ele(a) é normal!!! Sim, mas é diferente do seu irmão, não? Se a mãe tem outros filhos sabe, cada um é de um jeito, apesar de criados pelos mesmos pais , com os mesmos padrões de educação e afetividade.
Vamos buscar e valorizar essas diferenças, que são “Ouro Puro” para nos ajudar a cuidar desse Ser que quer crescer e realizar seu destino nesse nosso planeta.

fonte: saudenoclique.com.br



Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar Dicas de Saúde

  ©Siga a Saúde - Dicas de Saúde, Bem Estar, Qualidade de Vida, Saúde da Família - Todos os direitos reservados.

Topo